Ensino Fundamental I - 1º ao 5º Ano - Vitória

O Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano, é a etapa que promove a maior transformação na vida escolar da criança. Nesta etapa, onde os alunos chegam com 6 anos, será consolidada a alfabetização, iniciarão as avaliações formais, terão contato com diversos temas e áreas do conhecimento, além de se prepararem para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio. É uma das etapas mais desafiadora de sua vida.

Para apoiá-los nesta etapa, a Escola América possui estratégias especiais para cada momento, além de oferecer um currículo diferenciado e moderno, aplicado de forma participativa, ativa, onde o estudante é protagonista no processo. Contamos com uma equipe com alta qualificação e experiência profissional que recebe constante formação.

Componentes

Produção de Texto
Ciências
Artes
Educação Musical
Inglês
Educação Socioemocional

Aulas

13h20 - 18h

Saída

18h - 18h30

Planejamento à vista via agenda eletrônica
Professor com auxiliar em sala de aula
Aplicação de métodos ativos de ensino
Turmas com máximo de 25 alunos
Vivências no parque Pedra de Cebola
Recreio com duração de 30 minutos

1º e 2º ano

Relatório Individual de Desempenho

Relatório trimestral de acompanhamento individual descrevendo a evolução do educando, somado ao Relatório Anual que detalha a evolução anual.

3º ao 5º ano

Provas e Trabalhos formais

Os três trimestres somam 100 pontos anualmente, sendo 30, 30 e 40 pontos trimestrais respectivamente, distribuindo-se 80% em 2 provas e 20% em trabalhos por trimestre.

Projetos Institucionais

Mostra Cultural

Em consonância com a Competência Geral proposta pela BNCC – Repertório Cultural, este projeto visa estabelecer como objetivo principal que os estudantes conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. Sendo participativos, capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

De acordo com o tema proposto no ano, as turmas se preparam para apresentar de maneira diversa, aos familiares da comunidade América, atividades investigativas fundamentadas nas diversas áreas do conhecimento, de maneira a expor as produções das crianças e, assim, mostrar um pequeno reflexo do desenvolvimento de cada turma.

Jogos Solidários América

Esse projeto tem por objetivos a promoção da interação entre os estudantes, da cooperação, do trabalho em equipe e, por fim, o estímulo a solidariedade.

Anualmente, decidimos um tema para os Jogos Solidários onde, cada turma da escola, fica responsável por desenvolver uma pesquisa acerca do subtema sorteado, confecção e criação de identidade para a turma e participação eficaz e saudável nos desportos coletivos de modo a enriquecer a aprendizagem por meio da prática esportiva.

Ciranda Literária

A literatura é um fator importantíssimo na construção da identidade de um indivíduo. Atualmente, com tantas tecnologias, brinquedos e meios diferentes de se divertir, muitos acabam por “deixar de lado” os livros, sejam eles para estudo, sejam apenas para uma leitura prazerosa ou ainda para aguçar a imaginação.

Entende-se que é primordial que a criança, desde pequena, adquira gosto pelos livros e o mundo fantástico disponível neles e, assim, posteriormente, transforme o ato de ler em hábito.

Com isso, este projeto busca resgatar momentos de leitura e participação familiar, tornando o momento prazeroso e lúdico, agregando novos conhecimentos.

Xadrez Educacional

A utilização dos jogos, como atividade pedagógica, proporciona a participação efetiva, a motivação, o interesse na construção de conhecimento e influencia no desenvolvimento da criança. Outro fator de grande importância, no que diz o uso de jogos, é que os mesmos apresentam regras permitindo que as crianças dominem o próprio comportamento afim de alcançarem o objetivo estabelecido pelo jogo.

Considerando a importância e os objetivos a serem alcançados pela utilização dos jogos como recurso didático, o xadrez “tem como objetivo desenvolver a capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação”.

Adaptação 1º Ano

Turma reduzida com 20 alunos
Recreio em horário especial
Recreio monitorado por auxiliar
Dia do Brinquedo às sextas-feiras
Dia Semanal da Fruta e Nutrição
Auxilio na higiene pessoal

Integral

Recepção dos alunos realizada por equipe dedicada ao integral em sala de aula.

Colação

Refeição leve para evitar grande período de tempo entre o café da manhã e o almoço, elaborado pela nutricionista.

Aulas

Aulas extras especializadas desenvolvidas para aprimorar a prática ou aprofundamento nos conteúdos curriculares.

Lição

Lições de casa são acompanhadas por professor ou Oficinas são oferecidas quando não houver lição.

Banho

Banho individual conduzido por auxiliar com chuveiro aquecido, em ambiente seguro e reservado.

Almoço

Almoço balanceado preparado elaborado pela nutricionista, oferecido em sala de aula com apoio e incentivo de auxiliares.

Diferenciais do Integral