Educação Personalizada

Transcendental

Nossa Proposta

personalização

Cada criança é única e requer soluções específicas nos processos educacionais e de desenvolvimento pessoal e socioemocional.

protagonismo

O estudante é quem assume o protagonismo , com participação ativa nas aulas, elevando seus resultados e sua autoestima.

amadurecimento

O processo de amadurecimento é trabalhado por meio de estratégias de desenvolvimentos de bons hábitos e sua transformação em virtudes.

cidadania

O desenvolvimento do estudante deve ser global, com consciência inclusiva, ambiental e social para formação de um cidadão pleno.

colaboração

A Abordagem Colaborativa de ensino oferece múltiplas oportunidades de aprendizado por meio da constante interação em sala de aula.

acolhimento

O ambiente acolhedor é um dos pilares da segurança socioafetiva dos estudantes e apoia um processo ensino/aprendizagem efetivo.

Como é a nossa aula na prática?

Dinâmica da Sala de Aula

Na Escola América, o estudante é o protagonista da sala de aula e o professor busca promover constantemente a interação para que todos possam aprender e ensinar mutuamente. Nossa sala de aula tem múltiplos formatos para permitir a aplicação da nossa proposta pedagógica de forma plena, ou seja, interativa e cooperativa.

Na nossa sala de aula, cada pequeno grupo de estudantes representa uma micro sala de aula, que permite adoção de estratégias de ensino diferentes umas das outras, ou ainda, utilização de recursos e currículos adaptados quando necessário, garantindo que cada um receba a aula da forma mais adequada ao seu perfil.

Neste modelo os estudantes podem assumir diferentes papéis, em diferentes dinâmicas de interação, seja ensinando, debatendo, aprendendo, aplicando, auxiliando o professor, entre tantos outros, e assim consolidando ainda mais seu aprendizado.

Diretrizes Pedagógicas

• Que se formem cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo.
  • Que se inicie a procura de novas verdades em busca de valores novos para um mundo novo.
  • Que se inicie o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, da responsabilidade social, da postura do equilíbrio entre os componentes intelectuais, éticos, afetivos e físicos da personalidade.
  • Que se desenvolva a capacidade de análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilidade, a autonomia e a responsabilidade, integrando-se à formação científica e tecnológica, conduzindo ao exercício da cidadania.
  • Que se favoreçam a realização, as aptidões e atitudes voltadas ao serviço do bem comum, desenvolvendo o espírito solidário, o gosto pelo saber, a capacidade afetiva e a visão inovadora.
  • Que se procure a integridade física, intelectual, afetiva e ética do ser, formando seres humanos capazes de avaliar constantemente com espírito crítico, que possuam intuição, imaginação e raciocínio lógico.
  • Que se possibilite ao educando o aprendizado para viver em sociedade, alcançando os objetivos propostos, sentindo que a vida é um extraordinário desafio, que deve conhecer e aceitar, interpretar e enfrentar, dando sua parcela de contribuição para a construção de um mundo melhor.
  • Interacionista: valoriza a interação entre as pessoas e destas com o meio social na construção dos conhecimentos.
  • Dialética: as ações desenvolvidas estão em constante reflexão e avaliação para que novas práticas sejam desenvolvidas com vistas à inovação da prática educativa.
  • Sociohistórica: considera o educando a partir da sua história de vida, das experiências que já vivenciou.
  • Cognitiva: as ações pedagógicas visam ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida.
  • Respeitar as diferenças individuais e atender aos diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.
  • Orientar na construção de caminhos e no despertar do desejo de “ser mais” dos educandos, a fim de serem pessoas integradas, que buscam o conhecimento científico com posicionamento crítico e postura ética.
  • Mediar, por meio da interação com os outros e com o meio, a construção do saber, para torná-lo uma reconstrução original, partindo do conhecimento prévio do educando e passando pela problematização, pela busca e pelo confronto de informações.
  • Zelar por um processo ativo e crítico, dentro dos princípios da contextualização, da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, privilegiando o desenvolvimento de competências e habilidades.
  • Desenvolver um trabalho dinâmico e integrado, visando ao crescimento qualitativo do educando no sentido de compreender os assuntos trabalhados e transformá-los em aprendizagens significativas.
  • Considerar a influência dos fatores afetivos e sociais como interferentes no processo de aprendizagem do educando.
Apresentamos aqui as premissas que nortearam a definição de nossa Proposta Pedagógica, como as Competência do Século XXI e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as principais características de nossa proposta, além de nossa filosofia e linhas pedagógicas que a suportam, e por fim, orientações práticas para nossas ações do dia-a-dia.

Competências do Século XXI

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Pirâmide de Aprendizagem (William Glesser)