Educação Infantil - 2 a 5 anos - Vitória

A Educação Infantil é a etapa que promove o desenvolvimento social, emocional e educacional das crianças. Para apoiá-los nesta etapa, a Escola América possui estratégias especiais para cada momento, além de oferecer um currículo diferenciado e moderno, aplicado de forma participativa, ativa, onde o estudante é protagonista no processo.

Currículo

Componentes Curriculares
Movimento
Identidade e Autonomia
Educação Musical
Artes Visuais
Linguagem Oral e Escrita
Natureza e Sociedade
Educação Matemática
Brincar
Inglês
Educação Financeira
Pré-maternal
Maternal
1º Período
2º Período

Horários

12h30 – 13h30

Entrada

13h30 – 18h

Aulas

18h – 18h30

Saída

Diferenciais

Planejamento à vista via agenda eletrônica
Professor com auxiliar em sala de aula
Turmas com número reduzido de alunos
Jantar incluído no horário regular
Vivências no parque Pedra de Cebola
Salas espaçosas e climatizadas

IMG1

Avaliação

Portfólio

Portfólio

O Portfólio é a coletânea das atividades mais significativas realizadas pela criança durante o ao letivo, de forma a demonstrar seu desenvolvimento cognitivo.

Relatório

Relatório

O Relatório é o registro do desenvolvimento socioafetivo e cognitivo da criança no contexto escolar, sendo apresentado à família semestralmente.

Projetos Institucionais

Pequenos Investigadores,
Grandes Pesquisadores

“Curiosidade é uma coceira que dá nas ideias”.
Sábias palavras de Rubem Alves, que descrevia sobre a enorme vontade que a criança tem em descobrir e desvendar algo.

A criança é curiosa por natureza, especialmente por tudo que instiga novos conhecimentos.

O projeto “ Projeto Pequenos Investigadores, Grandes Pesquisadores” surge por meio da observação do grupo e seu interesse por algum assunto específico, e será desenvolvido através do contexto e interação do sujeito com o meio ao qual está inserido.

Matemática Divertida

Material concreto é fundamentalmente utilizado pelo professor da Educação Infantil para explorar os conceitos matemáticos dentro e fora da sala de atividades, em consonância com histórias, contos, poemas, poesias e música, tornam o aprendizado da matemática prazeroso, lúdico, concreto e real.

O projeto “Matemática Divertida” surge com a intenção de utilizar tais materiais, individual e coletivamente, com a intencionalidade de garantir que as crianças construam conceitos matemáticos (e financeiros) utilizando-os no seu dia-a-dia.

Vida Saudável

Reconhecer os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, conhecer a existência de alimentos prejudiciais à saúde quando ingeridos em excesso e entender seus próprios hábitos, são alguns dos objetivos do projeto “Vida Saudável”.

Este projeto surge com a necessidade de incentivarmos e estimularmos nossos estudantes com relação à alimentação, movimento e consistência de bons hábitos, além de promover a valorização e aproximação das crianças com os alimentos com menor aceitação e valorizar a atividade física e o exercício como fatores que contribuem para a saúde e a qualidade de vida, utilizando de maneira conjunta e lúdica os componentes curriculares que fazem parte da Educação Infantil.

Mostra Cultural

Em consonância com a Competência Geral proposta pela BNCC – Repertório Cultural, este projeto visa estabelecer como objetivo principal que os estudantes conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. Sendo participativos, capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

De acordo com o tema proposto no ano, as turmas se preparam para apresentar de maneira diversa, aos familiares da comunidade América, atividades investigativas fundamentadas nas diversas áreas do conhecimento, de maneira a expor as produções das crianças e, assim, mostrar um pequeno reflexo do desenvolvimento de cada turma.

Jogos Solidários América

Esse projeto tem por objetivos a promoção da interação entre os estudantes, da cooperação, do trabalho em equipe e, por fim, o estímulo a solidariedade.

Anualmente, decidimos um tema para os Jogos Solidários onde, cada turma da escola, fica responsável por desenvolver uma pesquisa acerca do subtema sorteado, confecção e criação de identidade para a turma e participação eficaz e saudável nos desportos coletivos de modo a enriquecer a aprendizagem por meio da prática esportiva.

Ciranda Literária

A literatura é um fator importantíssimo na construção da identidade de um indivíduo. Atualmente, com tantas tecnologias, brinquedos e meios diferentes de se divertir, muitos acabam por “deixar de lado” os livros, sejam eles para estudo, sejam apenas para uma leitura prazerosa ou ainda para aguçar a imaginação.

Entende-se que é primordial que a criança, desde pequena, adquira gosto pelos livros e o mundo fantástico disponível neles e, assim, posteriormente, transforme o ato de ler em hábito.

Com isso, este projeto busca resgatar momentos de leitura e participação familiar, tornando o momento prazeroso e lúdico, agregando novos conhecimentos.

Adaptação Escolar

Orientações à família
Cuidados com a criança
Equipe de acolhimento
Comunicação com a família
Flexibilidade e Ajustes

O Colégio América de Vitória conta com uma proposta humanizada de acolhimento que visa o bem estar da criança de família durante todo o processo. Durante o início de cada período letivo e no retorno do recesso escolar de julho, utilizamos de estratégias, com equipe especializada, para realizar a melhor adaptação escolar.

Was Arnold Schwarzenegger on steroids? We researched and discovered – Bodybuilding and fitness for lovers alpha pharma dbol anabolic steroids in bodybuilding – no9 bar & grill.

Priorizamos a comunicação constante com a família para proporcionar conforto e segurança a todos os envolvidos, além de possibilitar ajustes personalizados, com objetos de transição, horários, além de refeições e permanência na escola em horários diferenciados, quando necessário.

Integral

7:30

Acolhimento

Recepção dos alunos realizada por equipe dedicada ao integral em sala de aula.

8:00

Colação

Refeição leve para evitar grande período de tempo entre o café da manhã e o almoço, elaborado pela nutricionista.

9:00

Aulas

Aulas extras especializadas desenvolvidas para aprimorar a prática ou aprofundamento nos conteúdos curriculares.

10:00

Lição

Lições de casa são acompanhadas por professor ou Oficinas são oferecidas quando não houver lição.

11:00

Banho

Banho individual conduzido por auxiliar com chuveiro aquecido, em ambiente seguro e reservado.

11:30

Almoço

Almoço balanceado preparado elaborado pela nutricionista, oferecido em sala de aula com apoio e incentivo de auxiliares.

Diferenciais do Integral

  • Professor da escola responsável pelas atividades do Integral durante toda a manhã.
  • Crianças divididas em dois grupos etários: 2-3 anos, 4-5 anos.
  • Utilização das salas da Educação Infantil, no térreo.
  • Auxiliares específicos para cada grupo etário.
  • Utilização do Parque Pedra da Cebola para atividades recreativas.
  • Ambiente mais informal sem uniforme durante o integral até a hora do banho.