Ensino Fundamental II - 6º ao 9º Ano - Vitória

O Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano, é a etapa que objetivo de avançar nos conteúdos e consolidar a formação do estudante visando os desafios do ensino médio. Nesta etapa, onde os alunos chegam com 11 anos iniciarão as avaliações formais, terão contato com diversos temas e áreas do conhecimento, como Biologia, Física e Química, além de se prepararem para os desafios do Ensino Médio.

Para apoiá-los nesta etapa, a Escola América possui estratégias especiais para cada momento, além de oferecer um currículo diferenciado e moderno, aplicado de forma participativa, ativa, onde o estudante é protagonista no processo. Contamos com uma equipe com alta qualificação e experiência profissional que recebe constante formação.

Currículo


Componentes
 
Matemática
Português
Geografia
História
Ciências
Inglês
Artes
Educação Física
Empreendedorismo
Robótica
Biologia
Física
Química

6º ano
 

7º ano
 

8º ano
 

9º ano
 

Horários

7h - 7h30

Entrada

7h30 - 12h

Aulas

12h - 12h15

Saída

Diferenciais

Planejamento à vista via agenda
Turmas com máximo de 25 alunos
Aplicação de métodos ativos de ensino
Programa de incentivo ao esporte
Horário de início das aulas às 7h30
alunos f2 1

Avaliação

Provas

Provas

As provas representam 80% da nota trimestral do estudante e são aplicadas em dois momentos por trimestre, sendo o conteúdo e datas antecipadamente informado aos estudantes em sala e via agenda eletrônica para as famílias.

Atividades
Avaliativas

Atividades avaliativas

As atividades avaliativas representam 20% da nota trimestral e têm importante papel na avaliação do desempenho dos estudantes, pois permite diversificar as estratégias de percepção do desenvolvimento do alunos por parte do professor.

Projetos Institucionais

Mostra Cultural

Em consonância com a Competência Geral proposta pela BNCC – Repertório Cultural, este projeto visa estabelecer como objetivo principal que os estudantes conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. Sendo participativos, capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

De acordo com o tema proposto no ano, as turmas se preparam para apresentar de maneira diversa, aos familiares da comunidade América, atividades investigativas fundamentadas nas diversas áreas do conhecimento, de maneira a expor as produções das crianças e, assim, mostrar um pequeno reflexo do desenvolvimento de cada turma.

Jogos Solidários América

Esse projeto tem por objetivos a promoção da interação entre os estudantes, da cooperação, do trabalho em equipe e, por fim, o estímulo a solidariedade.

Anualmente, decidimos um tema para os Jogos Solidários onde, cada turma da escola, fica responsável por desenvolver uma pesquisa acerca do subtema sorteado, confecção e criação de identidade para a turma e participação eficaz e saudável nos desportos coletivos de modo a enriquecer a aprendizagem por meio da prática esportiva.

Ciranda Literária

A literatura é um fator importantíssimo na construção da identidade de um indivíduo. Atualmente, com tantas tecnologias, brinquedos e meios diferentes de se divertir, muitos acabam por “deixar de lado” os livros, sejam eles para estudo, sejam apenas para uma leitura prazerosa ou ainda para aguçar a imaginação.

Entende-se que é primordial que a criança, desde pequena, adquira gosto pelos livros e o mundo fantástico disponível neles e, assim, posteriormente, transforme o ato de ler em hábito.

Com isso, este projeto busca resgatar momentos de leitura e participação familiar, tornando o momento prazeroso e lúdico, agregando novos conhecimentos.

Programa de Incentivo
ao Esporte

A literatura é um fator importantíssimo na construção da identidade de um indivíduo. Atualmente, com tantas tecnologias, brinquedos e meios diferentes de se divertir, muitos acabam por “deixar de lado” os livros, sejam eles para estudo, sejam apenas para uma leitura prazerosa ou ainda para aguçar a imaginação.

Entende-se que é primordial que a criança, desde pequena, adquira gosto pelos livros e o mundo fantástico disponível neles e, assim, posteriormente, transforme o ato de ler em hábito.

Com isso, este projeto busca resgatar momentos de leitura e participação familiar, tornando o momento prazeroso e lúdico, agregando novos conhecimentos.

Integral

12h

Almoço

Almoço balanceado preparado elaborado pela nutricionista, oferecido em sala de aula com apoio e incentivo de auxiliares.

13h

Lição

Lições de casa são acompanhadas por professor ou Oficinas são oferecidas quando não houver lição.

14h30

Lanche

Refeição leve para evitar grande período de tempo entre o café da manhã e o almoço, elaborado pela nutricionista.

14h30

Banho

Banho individual conduzido por auxiliar com chuveiro aquecido, em ambiente seguro e reservado.

15h

Estudo

Tempo para estudo de assuntos do dia e para preparação dos estudantes para as avaliações futuras.

16h

Aulas

Aulas extras especializadas desenvolvidas para aprimorar a prática ou aprofundamento nos conteúdos curriculares.

17h

Integração

Tempo de atividades recreativas entre os estudantes para promover a integração social e desenvolver competências sociais.

Robótica - Lego ZOOM

O programa Lego Zoom foi adotado pela Escola América de Vitória como atividade curricular. Este projeto permite a aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula, de todas as área de conhecimentos, em projeto práticos que permitem uma visão mais significativa dos conteúdos trabalhados, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais por meio de aplicação de metodologia que proporciona constante interação na solução dos desafios apresentados.

Como funciona a aula de Lego